Apresentação

 

O I Simpósio Nacional Sobre Saúde, Envelhecimento e Estado de Bem-Estar busca discutir as diferentes dimensões relacionadas ao problema da mortalidade prematura por doenças crônicas não transmissíveis apontadas pela ONU nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e nas políticas relacionadas.

Nesse sentido, espera-se atualizar a discussão sobre diferentes disciplinas envolvidas no enfrentamento das DCNT, tais como Demografia, Informação em Saúde e Saúde Pública por meio da colaboração de pesquisadores, especialistas e estudantes. O envolvimento de diferentes profissionais busca estimular a discussão dos parâmetros e objetivos nacionais e internacionais sobre o tema, bem como a renovação produção e divulgação de novos conhecimentos.

Este evento tem como objetivo promover e propiciar o intercâmbio de experiências entre profissionais e estudantes, bem como o contato com estudos e pesquisas nas áreas de demografia, saúde pública e informação e comunicação em saúde por meio da realização do Simpósio sobre mortalidade prematura de adultos nos ODS.

A discussão e reflexão sobre as múltiplas disciplinas envolvidas no enfrentamento das DCNT visam contribuir para a melhoria das condições de saúde da população brasileira, especialmente a população idosa. Assim, buscamos contribuir significativamente para os estudos de métodos de análise demográfica, para melhoria da qualidade da informação populacional e para identificação e análise de fatores de risco e desigualdades relacionadas às DCNT, gerando documentação de apoio para estudantes e profissionais de áreas afins, para que possam, a partir disso, produzir e reproduzir estudos. Espera-se também permitir de discussão e exposição dos principais resultados dos trabalhos desenvolvidos sobre o tema.

Financiamento:                                                                                   Realização: