TRABALHOS

 

1. REGRAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS DE TRABALHOS

O I Simpósio Nacional sobre Saúde, Envelhecimento e Bem-estar receberá resumos de trabalhos até o dia 09 de março de 2018, às 20h00min (horário de Brasília). Os resumos somente poderão ser submetidos pela internet, por meio do e-mail simposio.ods@gmail.com.

Só serão recebidos resumos enviados no formato PDF. Os títulos dos e-mails deverão ser elaborados no seguinte formato: Submissão de resumo – Título do trabalho.

É permitido o envio de trabalhos que já tenham sido submetidos para outros eventos desde que estes se enquadrem em alguma das áreas temáticas propostas.

 

Modalidades de apresentação

Há duas modalidades de apresentação:

  • Comunicação Oral

  • Pôster

 

Apresentação dos resumos

Os resumos devem tratar de relatos de pesquisas, ou seja, trabalhos originais que se orientam por uma pergunta ou hipótese, que têm um método científico explicitado e que descrevem os resultados criticamente em cotejo com a literatura.

Área Temática: Descrever em qual das áreas temáticas do Simpósio deseja inscrever seu trabalho. Ver as áreas temáticas no item 2 desta página.

Conflito de interesses: SIM/NÃO. Qual?

Título: deve ser objetivo, conciso e informativo. O campo deve ser preenchido com LETRAS EM CAIXA ALTA e conter até 170 caracteres, considerando os espaços.

Autores: informar nome completo, nome em formato para referência e filiação institucional. Primeiro deve ser informado o autor principal e em seguida, se houver, o(s) coautor(es). Máximo de 10 (dez) autores.

Resumo: o texto deve ser objetivo e conciso. Os tópicos a seguir são obrigatórios e devem ser designados no documento de inscrição. Esses campos não devem ser preenchidos com letras em caixa alta. Entre parêntesis, estão o número máximo de caracteres de cada campo, incluindo os espaços.

  • Apresentação/Introdução (400)

  • Objetivos (250)

  • Metodologia (700)

  • Resultados (700)

  • Conclusões/Considerações (450)

 

Observação:

Gráficos, tabelas, imagens e lista de referências bibliográficas deverão ser incluídos no final do arquivo.

Fonte(s) de financiamento: crédito a órgãos financiadores da pesquisa, se pertinente.

Conflito de interesses: Os autores devem informar qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes. Ver regras para Conflito de interesses no item 3 desta página.

 

Limite de resumos por participante

Cada participante poderá submeter no máximo dois resumos vinculados à sua inscrição (como primeiro autor), ainda que não haja limite para participação como coautor em trabalhos inscritos por outros participantes. Isto é, um autor inscrito somente poderá ser responsável pela submissão de dois resumos.

 

2. ÁREAS TEMÁTICAS

O evento aceitará inscrição de trabalhos nas seguintes áreas temáticas:

  • Envelhecimento populacional e prevenção de DCNT;

  • Informação e indicadores para o monitoramento da saúde nos ODS;

  • Mortalidade prematura de adultos e idosos;

  • Políticas públicas de saúde e prevenção e tratamento de DCNT;

  • Impacto de questões demográficas sobre a morbi-mortalidade de adultos e idosos;

  • O papel da comunicação na prevenção da mortalidade prematura de adultos e idosos;

  • Evitabilidade da morte por DCNT: fatores de risco comportamentais, socioeconômicos e ambientais.

 

3. CONFLITO DE INTERESSES

Os princípios da FIOCRUZ incluem o comprometimento com práticas éticas e transparentes. Alguns tipos de interesses que competem ou são conflitantes com esses princípios são barreiras para a submissão de resumos em qualquer dos formatos aceitos pelo Simpósio. Outros interesses, apesar de não serem barreiras, devem ser declarados como parte de um processo transparente. A indicação de qualquer conflito no ato da submissão do resumo é pré-condição para apresentação do trabalho.

Ao se decidir se há ou não potenciais conflitos de interesse a serem declarados, devem ser considerados:

• Qualquer empresa ou organização que represente qualquer indústria farmacêutica, de tabaco e de alimentos e bebidas; fabricantes de equipamentos e de insumos; prestadores de serviços diagnósticos; corretoras, seguradoras e operadoras de planos de saúde.

• Organização sem fins lucrativos que receba recursos de qualquer empresa privada, ou que tenha eu seu núcleo gestor mais de 25% de membros empregados por (ou associados a) qualquer empresa privada; e

• Organização não governamental de interesse comercial/privado.

Potenciais conflitos incluem as seguintes possibilidades de relação entre o autor e as organizações listadas acima:

• Vínculo empregatício e outras atividades remuneradas: Qualquer vínculo empregatício, consultoria, cargos de diretoria, honorários e outras posições ou associação em qualquer nível.

• Financiamento a projetos e bolsas de pesquisa: Consultorias, bolsas e honorários de apoio à pesquisa, apoio para a participação em conferências e reuniões, ou para cobrir despesas de viagem, acomodação ou publicações. No caso de pessoas vinculadas a instituições acadêmicas, considerar também fontes de financiamento para projetos de pesquisa e outras atividades acadêmicas.

• Serviços honorários: Membro honorário da mesa diretiva ou acionista de empresa.

• Presentes e doações: Presentes, doações e outros benefícios recebidos.

• Outros interesses: Qualquer outro interesse que o autor prefira declarar para preservar a transparência, ou que possa causar comentários adversos, constrangimento ou outra dificuldade caso sejam tornados públicos por meio de terceiros.

 

4. DATAS E PRAZOS IMPORTANTES

Prazo para envio de resumos: 09 de março de 2018

Prazo para inscrição: 26 de março de 2018

 

5. APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NO SIMPÓSIO

Os trabalhos aprovados serão selecionados pelo Comitê Científico para Comunicação Oral ou Pôster. A modalidade de apresentação será enviada para o(s) autor(es) por e-mail, juntamente com a mensagem de aceite do trabalho.

As apresentações orais terão duração de 10 minutos, e na modalidade pôster os apresentadores terão 5 minutos para uma breve exposição aos avaliadores.

 

6. CERTIFICADOS E PUBLICAÇÃO NOS ANAIS

Os certificados de participação serão enviados por e-mail em até 10 dias após o evento.

Os anais serão disponibilizados no site do simpósio até o final do mês de dezembro de 2018. O arquivo estará disponível para consulta e download de forma irrestrita. Apenas os trabalhos aprovados e apresentados durante o simpósio farão parte da publicação.

7. FINANCIAMENTO

Aqueles que tiverem trabalhos aprovados poderão solicitar auxílio financeiro para participação no evento. As informações para solicitar apoio serão disponibilizadas após a divulgação dos trabalhos aprovados. 

Prezados,

informamos que os pareceres dos trabalhos serão enviados entre os dias 15 e 16 de março de 2018.

Financiamento:                                                                                   Realização: